FTR

STF encerra seminário internacional com reflexões sobre justiça climática e condições de vida

Evento reuniu especialistas de quatro continentes e debateu o papel das cortes constitucionais na governança ambiental

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou, nesta segunda-feira (3), o Seminário Internacional de Justiça Climática e Sustentabilidade, que reuniu pesquisadores do Brasil, da Alemanha, da Austrália e da África do Sul para debater o papel das cortes constitucionais na proteção do clima e na governança ambiental. 

Temas estruturais 

Para a secretária de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do STF, Christine Peter, falar de justiça climática é refletir sobre as condições de vida em sociedade. Segundo ela, a sobrevivência no planeta depende da preservação da água, do solo e da estabilidade ambiental, temas que devem ser tratados como estruturais pelo Poder Judiciário. “Precisamos ver a sustentabilidade não apenas como dever constitucional, mas como questão institucional de Estado, especialmente para uma Suprema Corte”, destacou. 
Christine ressaltou que o Brasil tem muito a contribuir para a construção de soluções jurídicas voltadas à sustentabilidade e que o STF mantém uma “pauta verde”, comprometida com decisões que reforçam o diálogo constitucional sobre o meio ambiente. “Tratar do tema é refletir sobre como podemos continuar a sobreviver em um planeta que pede socorro.” 

Ferramenta de governança 

A professora Márcia Dieguez Leuzinger, coordenadora do grupo de pesquisa em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), tratou a litigância climática como ferramenta de governança ambiental, voltada à proteção das unidades de conservação e ao cumprimento do artigo 225 da Constituição Federal, que garante o direito ao meio ambiente equilibrado. “Proteger áreas de conservação é proteger o clima, a biodiversidade e a vida. O planeta é um só. Se entrarmos em colapso, todos colapsaremos”, alertou. 

(Jorge Macedo/CF) 

Preencha o formulário abaixo

Nome do sócio, sócio fundador do FTR
Nome do Sócio
Sócio Fundador

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Nome do sócio, sócio fundador do FTR
Nome do Sócio
Sócio Fundador

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Nome do sócio, sócio fundador do FTR
Nome do Sócio
Sócio Fundador

pLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.