FTR

Reclame aqui indenizará empresa que recebeu reclamações no lugar de outra

2ª turma cível do TJ/DF manteve condenação de R$ 5 mil e destacou falha sistêmica da plataforma.

TJ/DF mantém condenação de plataforma por reclamações indevidas no Reclame Aqui.

O relator, desembargador Héctor Valverde Santanna, no entanto, afirmou que, embora em regra o provedor não responda por atos de terceiros, “ao permitir que erros sistêmicos se perpetuem, mesmo após notificação, a plat de causar danos, o que atrai a responsabilidade objetiva”.

“O exercício regular do direito da apelante, previsto no art. 19 do marco civil da onternet, cessou quando, mesmo ciente da falha, ela não adotou medidas corretivas. A plataforma permitiu a publicação de comentários negativos sobre a empresa, ainda que estes não refletissem a vontade dos usuários. Não se trata de conduta exclusiva de terceiros, mas de consequência direta do funcionamento do sistema de registro de reclamações.”

Por fim, o relator reforçou a existência de nexo causal entre as publicações equivocadas e os danos suportados.

“A plataforma, mesmo após notificação formal, manteve as publicações e reforçou a percepção equivocada do público. Essa omissão comprometeu a credibilidade da empresa e reduziu a confiança dos consumidores. A queda na avaliação pública, registrada na própria plataforma, resulta diretamente dessa falha, o que configura o nexo de causalidade necessário à responsabilização civil.”

Com isso, a 2ª turma cível manteve a condenação em R$ 5 mil por danos morais e determinou a retirada das reclamações equivocadas do perfil da empresa no site Reclame Aqui.

Preencha o formulário abaixo

Nome do Sócio
Sócio Fundador

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.